Yom Kippur

Dia da expiação, dia do perdão ou dia do arrependimento é um estatuto perpétuo estabelecido por Hashem na Torah, convocando coletivamente todos ao arrependimento genuíno de pecados, uma vez ao ano, sendo tratado como dia solene para os povos.

Nesse mesmo dia, somos chamados à uma verdadeira reflexão para avaliarmos nossos atos e a verdadeira intenção dos nossos corações. Para isso, é estabelecido um dia inteiro de jejum, onde podemos alcançar perdão dos nossos pecados e iniquidades.

O contexto litúrgico do dia de YOM KIPUR se encontra no capítulo 16 de Levítico, onde o Eterno estabelece a ordem cerimonial para esse dia. Essa narrativa se encontra na 29ª parashah – ACHAREI MOT (Depois da morte), onde os filhos de Arão (Nadabe e Abiú) são executados sumariamente pelo Eterno após um ato de irreverência que atingiu os Céus.

A consequência desse pecado culmina no estabelecimento do Yom Kippur, um dia singular do ciclo bíblico que oportuniza a humanidade se expiar dos pecados contra as coisas sagradas, considerado gravíssimo a luz da Torah.