Festa Shavuot – 2013

Cópia-de-banner_shavuot2013_home

 Fotos
Letra e Louvores
Áudios ao vivo
Vídeo

A Festa de Shavuot – A Festa das Semanas

“Sete semanas contarás; desde que a foice começar na seara, começarás a contar as sete semanas. Depois, celebrarás a Festa das Semanas (Shavuot) ao Eterno, teu Elohîms; o que deres será tributo voluntário da tua mão, segundo o Eterno, teu Elohîms, te tiver abençoado.” Deuteronômio 16:9-10

Data da celebração de Shavuot

Shavuot é comemorada durante dois dias, na diáspora, e durante um só dia (06 de Sivan – calendário hebraico) em Israel.

Significado da palavra Shavuot

Shavuot é o plural da palavra hebraica Sh?bûa ou Shavua (semana) que quer dizer semanas. Esta palavra deriva da palavra sheba, ou shiba, que quer dizer sete.

Preparação para Shavuot

Começa no segundo dia Festa de Pessach (Páscoa) com a contagem do ômer (sefirat haomer). O ômer correspondia a uma medida de cevada nova, que nesse período era oferecida todos os dias no Templo em Jerusalém.

A Torah ordena que se conte sete semanas, o que equivale a quarenta e nove dias (Lv 23:15-17; Ex 34:22; Nm 28:26) que culmina com a oferta das Primícias no 50º dia. A partir desse dia iniciava-se a colheita dos cereais.

Oferta especial em Shavuot

A oferta especial para Shavuot eram dois pães de igual peso, feitos com fermento. Esses dois pães deveriam ser movidos pelo sacerdote perante Elohîms, que eram então aceitos ou recebidos por Ele.

Pessach – Shavuot (Povo – Lei)

A lembrança da saída do Egito é de fundamental importância para a compreensão do nascimento do povo judeu como grupo organizado, regido por leis reveladas pelo Eterno por intermédio de Moisés, sete semanas após a saída do cativeiro egípcio. Em Shavuot comemora-se o nascimento da Nação Judaica e a outorga da Torah.

Hag Shavuot Sameach!
Feliz Festa de Pentecostes!